Qualidade dos componentes de iluminação do veículo garante segurança no trânsito
Ao fazer a troca de faróis e lanternas, produtos devem atender as mesmas especificações técnicas dos originais
Os componentes do sistema de iluminação do veículo precisam estar em boas condições de uso para garantir o funcionamento ao serem acionados. Itens de segurança, faróis auxiliam o motorista na visualização noturna e as lanternas sinalizam as manobras que serão realizadas, alertando os demais condutores.
A ARTEB, um dos principais fabricantes mundiais de sistemas de iluminação automotiva com mais de 85 anos de atuação, destaca a importância da qualidade de lanternas e faróis quando for necessário fazer a substituição por causa de desgastes e falhas.
O estado de conservação de faróis e lanternas é fator determinante para o desempenho seguro dos motoristas. Por isso, faróis desregulados devem ser reparados, lâmpadas queimadas e lentes opacas precisam ser trocadas, lembrando que é importante procurar uma oficina especializada para realizar estes serviços.
A efetividade do serviço de substituição dos componentes começa pela qualidade dos produtos que devem possuir as mesmas características técnicas de dispositivos originais, como a intensidade e a cor da luz emitida que estão padronizadas pelas normas ABNT e Resoluções CONTRAN.
Além de lanternas e faróis, há também a DRL de Daytime Running Lamp (Lanterna de Rodagem Diurna), luz de rodagem diurna, item de segurança obrigatório que deve ser acionado em túneis e rodovias durante o dia, que também precisa dos mesmos cuidados durante a manutenção.