Sistema de iluminação dos caminhões em boas condições ajuda a garantir a visibilidade noturna nas estradas

Faróis e lanternas para caminhões passam por criteriosos processos de fabricação e testes, atendendo à legislação e às normas técnicas.

Tanto por garantirem melhor visibilidade em estradas quanto por auxiliarem na comunicação entre os motoristas, os faróis e lanternas são importantes itens de segurança para os caminhões. Em um país continental onde o principal transporte de cargas é realizado por rodovias, sistemas de iluminação e de sinalização assumem importância redobrada. A falta de cuidado com esses dispositivos luminosos compromete a segurança do tráfego, além de ser infração ao Código de Trânsito Brasileiro, passível de multa grave e cinco pontos na carteira de habilitação.

O bom funcionamento destes dispositivos luminosos depende de alguns cuidados, como a manutenção, a regulagem periódica e a escolha por itens originais, já que a maior parte dos kits paralelos vendidos no mercado não segue protocolos de qualidade, ofusca a visão dos motoristas e pode, entre outras coisas, danificar o sistema elétrico do veículo por adaptações nos cabos, curto-circuito e/ou mau contato.

Portanto, as escolhas de como instalar, equipar e preservar os sistemas de iluminação e de sinalização devem ser criteriosas. “As lâmpadas precisam atender às especificações do INMETRO e, quando ocorrem queimas ou falhas, devem ser trocadas sempre de par em par, mesmo que a falha ocorra em apenas uma das lâmpadas pois, em geral, a lâmpada remanescente encontra-se no fim de sua vida útil. Avaliações fotométricas são muito importantes para verificar a distribuição luminosa do farol, pois faróis desregulados podem ofuscar a visão dos outros motoristas e, a depender das circunstâncias, podem provocar acidentes e/ou multas para o condutor”, afirma o Carlos Moura, Coordenador de Pesquisa da ARTEB.

A regulagem é feita com o alinhamento do farol baixo e, na maior parte dos modelos, esta operação assegura simultaneamente o alinhamento do farol alto, caso ambos – baixo e alto – pertençam a um mesmo conjunto óptico. Em se tratando de fachos com ópticas independentes, basta realizar o alinhamento individual, preferencialmente em oficinas equipadas para este tipo de operação. “As más condições de preservação das estradas e vias exigem que esse procedimento seja uma rotina para os caminhoneiros. Além disso, a cada troca de lâmpada o farol deve ser regulado novamente.”, destaca.

A ARTEB, uma das principais fabricantes mundiais de sistemas de iluminação automotiva e com 85 anos de atuação, disponibiliza no mercado produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, que atendem às exigências técnicas e legais, prezando pela atratividade, funcionalidade, segurança e confiabilidade.