Arteb apresenta plano de expansão para o mercado de reposição e anuncia atuação no comércio eletrônico com parceria com o Mercado Livre

Arteb realiza I Convenção – Iluminando Novos Caminhos no Mercado Livre, reunindo clientes e parceiros do setor.

  • Uma das principais fabricantes no segmento de iluminação e sinalização automotiva, reuniu empresas parceiras, fornecedores, distribuidores, lojistas, reparadores e representantes de entidades para revelar as estratégias definidas para os próximos anos que compreendem aumento de portfólio na reposição para garantir cobertura de 80% da frota circulante e também a operação no Mercado Livre, prevista para iniciar em maio, com loja oficial da marca que oferecerá oportunidades para lojistas e rede de distribuição comercializarem produtos Arteb.

 Na I Convenção Arteb, realizada dia, 05 de abril, na sede do Mercado Livre, a Arteb, reunindo clientes e parceiros do setor apresentou as estratégias de atuação para o mercado de reposição até 2022 e como a empresa vai atuar no mercado de eletrônico por meio de loja oficial no Mercado Livre, plataforma digital que conta com mais de 211 milhões de usuários registados no Brasil e é líder em audiência. Segundo o vice-presidente da Arteb, Edson Brasil, a marca estará presente no Mercado Livre, a partir de maio deste ano, e contará com a participação de distribuidores e lojistas de autopeças, assim como já é feito no canal tradicional. “Esta é uma oportunidade que oferecemos aos nossos parceiros de estarem presentes na plataforma de comércio eletrônico que mais cresce no Brasil, colocando os seus estoques nesta vitrine virtual que tem a categoria de autopeças como carro-chefe em vendas e o item iluminação como o segundo produto mais procurado”, informa Brasil.

Segundo o executivo, o mercado de reposição deve olhar para o comércio eletrônico como mais uma possibilidade de fazer negócios, levando em consideração a mudança de hábitos do consumidor e precisa estar presente no mundo digital.

Em 2018, a empresa pretende ampliar as ações no aftermarket e reorganizará a política comercial, dedicará departamento de engenharia à reposição, fortalecerá a rede de distribuição, estudará preço e portfólio, bem como lançará faróis para mais de 20 aplicações.

Brasil também destaca a reestruturação da área comercial, que conta com 220 colaboradores, 15 escritórios regionais para garantir a expansão da marca no mercado de reposição. Também está previsto aumento do portfólio com cobertura de 80% da frota circulante.

A Arteb está presente com projetos nas principais montadoras do País, bem como possui parceiros na Ásia, Europa e Estados Unidos para desenvolvimento de soluções. Possui know-how em tecnologia de sistemas de iluminação em led, tendo uma área totalmente dedicada a esta operação, a Arteb Tech.

Dados do Mercado Livre mostram que peças automotivas são os produtos mais vendidos – O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 211 milhões de usuários e 10 milhões de vendedores incluindo grandes marcas. A cada segundo, nove vendas são realizadas na plataforma, sendo a categoria mais procurada a de peças e acessórios automotivos. “Das peças automotivas mais vendidas, iluminação é o segundo item mais vendido, ficando atrás somente de componentes para motor. Esses dados demonstram o potencial de mercado que o Mercado Livre oferece para os produtos Arteb e as oportunidades que distribuidores e lojistas possuem com um canal exclusivo da marca nesta plataforma”, aponta Brasil.

Pesquisa identifica que 65% das oficinas compram peças online – Segundo levantamento apresentado pela Fraga Inteligência Automotiva, o Brasil possui 75 mil oficinas para veículos leves e 65% delas compram peças pela internet, sendo que 82% usam o Mercado Livre. “Essa demanda acontece porque as empresas de reparação não encontram as peças que precisam no canal tradicional”, comenta Danilo Fraga, diretor de Inteligência de Mercado. Outro dado importante é que 14% dos motoristas brasileiros revelam que já adquiriram algum artigo para carro pela internet, sendo que 7% revelaram que já compraram peças. De acordo com a pesquisa, o mercado eletrônico gera faturamento estimado em R$ 3,5 bilhões, incluindo várias plataformas e o Mercado Livre. “A estimativa é que o comércio eletrônico aumente de 4,5% de 2017 para 7,5% até 2022 a participação no faturamento total do mercado de reposição”, revela Fraga.

Com relação à evolução de vendas de veículos novos para o mercado interno, os dados apontam para crescimento de 18,83% em 2018, sendo que os veículos de passeio representarão 85% deste volume e os comerciais leves 14,6% do total das vendas de veículos novos para o mercado interno. A previsão é que até 2022 o mercado volte a ter volume acima de 3,1 milhões de veículos novos, equivalente ao total comercializado no ano de 2009. Fraga também comentou sobre o aumento dos SUVs e dos hatchs pequenos que de 2015 para 2017 cresceram 8% e 3% em participação, respectivamente. Hoje, os SUVs já representam 22% da venda de veículos novos para o mercado interno e os hatch pequenos 48%. Em contrapartida, o hatch médio caiu 16% para 13% e o sedan médio de 10% para 8%.

No que tange à evolução da frota de veículos em circulação, os dados mostram que o reaquecimento das vendas resultará em crescimento de 2,2% da frota em 2018, sendo que os veículos com idade entre 4 e 10 anos concentram o maior volume em circulação. A frota reparável, ou seja, de veículos fora do período de garantia das montadoras (estimada considerando veículos com mais de 4 anos), deverá crescer 5,15% em 2018.

Com esta perspectiva, a Arteb investirá na reposição porque é um mercado que ainda tem muito espaço para crescer.

0 respostas

Deixe um comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *