Fatores que afetam a uniformidade da luz no farol e como as novas tecnologias melhoram o alcance e a luminosidade
Dispersão irregular da luz do farol pode ter várias causas, como falta de alinhamento, condições do componente e sujeira no refletor.
O sistema de iluminação do veículo é fundamental para manter não só o conforto do motorista e de seus ocupantes, mas também para garantir a segurança no trânsito. Segundo Jarbas Enzenberg, diretor de Engenharia da ARTEB, uma das principais fabricantes de sistemas de iluminação automotiva com 90 anos de atuação, novas tecnologias ajudam a melhorar a uniformidade da luz, entre elas, lentes com design otimizado, com múltiplos elementos e padrões de difração; refletores com tecnologia de superfície livre, sem imperfeições; e faróis adaptativos, como os que usam LEDs que podem distribuir a luz conforme as condições das estradas.
Mas essa evolução ainda não é realidade da maioria dos veículos e os motoristas devem ter especial atenção com faróis, tanto altos como baixos, lanternas, luzes de direção, freio, ré, neblina e luzes de placa. “Todos esses componentes devem estar funcionando perfeitamente, além disso, outros fatores devem ser observados para assegurar a uniformidade da luz dos faróis e lanternas, pois quando a iluminação é uniforme melhora a visibilidade para observar os obstáculos, bem como a sinalização”, comenta Enzenberg. Ele também ressalta que a iluminação automotiva uniforme evita pontos de ofuscamento, trazendo mais conforto aos motoristas, além de evitar autuações por não estar em conformidade com as leis
Fatores que podem prejudicar a uniformidade da luz – Segundo Enzenberg, entre os elementos que podem comprometer a uniformidade da luz estão o design do farol e o tipo de lâmpada. “A geometria do farol, refletor e lente podem afetar a distribuição da luz. Refletores bem projetados direcionam a luz de forma eficaz, enquanto a lente a espalha uniformemente”, explica. A iluminação conta com diversas tecnologias que emitem luz distintas, como xênon ou LED, que tem ponto de emissão de luz mais concentrado, oferecendo melhor uniformidade que lâmpadas halógenas.
Outros aspectos que devem ser considerados com relação à uniformidade da luz são ajustes, alinhamento, bem como a manutenção. “O ajuste dos faróis tanto na vertical quanto horizontal permite que o feixe de luz seja projetado na estrada de forma correta”, afirma.
Ezenberg lembra ainda de outro ponto importante para a uniformidade da luz que é o do estado do farol, ressaltando que tanto lente que não pode estar amarelada, como refletor que não pode conter sujeira, sob pena de ocasionar dispersão irregular da luminosidade.