Saiba a diferença das funções de faróis e lanternas e a importância destes itens para segurança veicular

Com função de iluminar e sinalizar, esses itens auxiliam o motorista na condução do veículo com segurança nas vias, principalmente à noite, quando qualquer deficiência apresentada nesses componentes compromete a visibilidade.

Faróis e lanternas são itens de grande impacto no visual dos veículos, o design dessas peças segue a linha criativa dos carros com detalhes cada vez mais tecnológicos e visualmente marcantes, mas muito mais importante que isso, são itens de segurança obrigatórios e uma lâmpada queimada pode gerar multa de infração de trânsito, além de comprometer a visibilidade, podendo causar acidentes nas vias. Responsáveis por iluminar e sinalizar, os faróis e lanternas garantem a visibilidade de motoristas, ajudando a identificar pedestres, outros veículos e a própria via, principalmente à noite.

Enquanto os faróis iluminam o trajeto, sobretudo em condições de má visibilidade natural, como em viagens noturnas, as lanternas sinalizam aos demais condutores a presença e as operações realizadas pelo veículo, como mudanças de direção e frenagem.  Localizados na dianteira do veículo, os faróis são os responsáveis pela iluminação do que está à frente. Lanternas localizam-se na traseira, na dianteira e nas laterais do veículo, uma vez que a emissão de sinais, indicadores de diferentes operações, precisa abranger o campo de visão de todos os usuários da via.

Dicas para manter em boas condições – O correto funcionamento dos itens de iluminação dos veículos depende de alguns cuidados de manutenção, que se não executados, comprometem não só a segurança nas vias, mas também o bolso dos motoristas.

Os faróis requerem regulagem, operação que alinha o facho luminoso de modo a assegurar incidência adequada de luz no trajeto.

Todas as características técnicas destes dispositivos, como a intensidade e a cor da luz emitida, estão padronizadas pelas normas ABNT e Resoluções CONTRAN. A ARTEB, uma das principais fabricantes globais de sistemas de iluminação automotiva e uma empresa genuinamente brasileira, desenvolve produtos em conformidade com a legislação vigente, alerta sobre quaisquer modificações das características originais, tanto de faróis quanto de lanternas, constitui não apenas um risco à segurança como também infração, passível de multa, dadas as disposições do Código de Trânsito Brasileiro e do CONTRAN.

O estado de conservação de faróis e lanternas é, portanto, fator determinante para o desempenho seguro dos motoristas. Irregularidades, como faróis desregulados, lâmpadas queimadas ou lentes opacas precisam ser corrigidas em oficinas especializadas, aptas a auxiliar na manutenção e preservação desses itens.

 

0 respostas

Deixe um comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *